COPROFAGIA - Ato de comer cocô


Hey, aventureiros!!! Hoje o post é educativo..rs! Tenho "sofrido", em ver cenas nojentas aqui em casa... Sim! Dona Jully anda comendo cocô, e ensinando isso ao Tufão! rs!!
Tudo começou quando ela teve a ninhada e por instinto e higiene do ninho limpa os bebês, e suas sujeirinhas, estimulando os filhotes a evacuarem....completamente natural e normal...o problema começou quando ele cresceu...aprendeu a evacuar sozinho...e mesmo assim Jully continuou a comer as fezes!
Aff.. que cena, genteeee!... E não só isso...o tufão começou a imitar ( só p/variar), os passos da mãe. E assim que dava a hora da sua ida rotineira ao "banheiro" ele olhava p/ver se alguém estava observando suas patas....e NHAC!!...
Sem querer, li uma reportagem numa revista falando sobre isso...e claaaaro! Vou compartilhar com vocês!
E vamos praticar p/ver se isso some de vez, né não!?




Está é uma condição que leva o cão ou gato a comer as fezes. É um hábito muitas vezes difícil de quebrar. Diversos fatores podem ocasionar este disturbio, e é muito importante o diagnóstico da causa para ter sucesso no tratamento. Alguns animais ingerem as próprias fezes, outros ingerem dos animais com os quais convivem e até. em alguns casos, o ato acontece por curiosidade e pelo desejo de explorar o novo.

  • Quais são os cuidados que podem ajudar a evitar este hábito?
EXERCÍCIO FÍSICO - Crie momentos de interação com seu animal. Estudos comprovam que animais que praticam atividades físicas, que passeiam e brincam com seus donos, têm menor tendência ao desenvolvimento de distúrbios de comportamento.

MONITORE A QUALIDADE E QUANTIDADE DA RAÇÃO DO SEU ANIMAL - Uma alimentação balanceada proporciona uma melhor digestão dos alimentos, evitando que nutrientes e outros componentes dos alimentos saiam intactos nas fezes, podendo torná-las atrativas para os animais.

EVITE PETISCOS EM EXCESSO - Estes alimentos possuem palatabilizantes, gorduras e, desta forma, se tornarem atrativas ao animal.

EVITE REPREENDER O SEU ANIMAL AO CHEGAR A CASA E SE DEPARAR COM FEZES EM LOCAIS IMPRÓPRIOS - Os animais só fazem a associação da repreensão quando ela acontece no momento exato que acontece o fato. Uma repreensão posterior pode reforçar o ato da coprofagia, pois o cão pode entender que precisa esconder as fezes para evitar a tal repreensão.
Tão logo identifique o problema, procure seu médico veterinário de confiança, pois quanto mais rápido o diagnóstico, maiores serão as chances de sucesso.


E aí?? Gostaram das dicas?? Alguém aí já sofreu ou sofre com esse "problema"??
Beijocas!!!!


8 comentários:

  1. Olá Fernanda, ai que coisa Jully ensinando isso para o Tufão, rs. Legal esse post! Espero que ajude...

    Cindy não come cocô de cães ou de gatos, mas da iguana um lagarto que vive nas árvores aqui.

    Eu estava sentada lá fora, de baixo de uma árvore com Cindy nos meus pés, quando de repente um cocôzão caiu lá do alto da árvore, ecaaa! Olhei e era uma iguana que tinha feito, na mesma hora Cindy foi ver o que era, ela cheirou e NHAC!
    Que nojo! E assim ela continua...
    acho que é para chamar minha atenção...

    Beijos, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Billy
    "Meu mãe" gostou desta matéria
    Eu nunca fiz isso, ainda bem, né?
    Uma linda semaninha para tí e lambeijinhos estreladinhos do aumigão
    Pepi

    ResponderExcluir
  3. We can't help but as a puppy I did try sheep poop. I grew out of it. Hope someone can help. Have a marvelous Monday.
    Best wishes Molly

    ResponderExcluir
  4. Mas dona Jully hein? Ai ai ai!
    Tomara que essas dicas dêem certo aí pra você Nanda!
    Graças a Deus, os daqui nunca fizeram isso não! rs

    Super beijos e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. ai ai ai q medinho de acontecer isso aqui....a Lilika tem a mania de comer o coco da Malú ai isso é mt chato....eu dou a bronquinha nela q não resolvia muito não...mais depois q ela teve os bbs ela acalmou bastante e não fez mais arte ah e claro eu tbm dei um jeito de levantar a caixa de areia da malú...agora só não espero q ela faça o mesmo com os filhotes...eu acho q não pq ela não é mt boa mãe não...nem o xixi ela lambe...quer dizer se eu obrigar colocando o filhote na cara dela ela lambe mais se não sou eu aqui.....boa sorte ai amiga...bjs ah e feliz ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  6. Oiii gente!!!

    Uma dica legal é sempre q eles fizerem ja em seguida limpar...sempre fiz isso com os meus aqui e nunca comeram,mais eu ja tenho sorte de sempre estar em casa pois trabalho aqui dai nao sei como ficaria se um dia precisasse sair pra trabalhar.É uma coisa complicada isso! tomara q de certo pra ti..se eu descobri outras alternativas te falo pois conheço muitos caezinhos q fazem isso vou dar uma perguntada aos seus donos o q eles fazem.
    Um super beijao na turminha!
    Sha e marry.

    ResponderExcluir
  7. Billy as dicas são ótimas e espero que a Dona Jully tome jeito.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas para quem tem peludinhos com esse problema.
    Graças a Deus nenhum dos meus cães comeram suas caquinhas...
    Estou com saudades de vocês lá no meu blog!!
    Beijinhos com carinho!

    ResponderExcluir

Que bom que voUcê está me visitando!!
E AUbrigada pelo seu CÃOmentário!!!
Volte sempree!! Responderei logo..logo!!!
Lambeeeijocas!
Au - Au!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...